quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O CORDEL DO ARICÓPRIO

Acontece qui isturdia, Eu matuto do lamero, tabareu um catingero
Sai pra roça caçá.

Visti as carsa, Minhas butina zerada
Só três ano de comprada, Que faz pena inté gastá

Levei marmita, o facão e a cartuxera
Visti também as pernera, Pras cobra num me mordê

Passei na casa do cumpadi seu Ufrazo, Um matêro dos danado
Num da tiro pra perdê

Fumo pro mato, Pru modi caça teiú
Andano sempre pro sul, Mode num disincronta

Subimo serra, Entramo pelas catinga
No riacho da mandinga, É que o causo vei se passá

La pra mêi dia, Já tava desanimado
Quando surubim mais o maiado, Cumeçaro a lati

E apareceu, Cum uma baruera danada
por trás dos pé di quixaba,o maior pássaro q’eu já vi

gritei cumpadi! Ó o tamain do berradô
tu qi é vei di caçadô, já viu rola di trinta arôba

e o cumpade cum os zói aregalado
já tava todo mijado de medo da coisa doida

era cumprido dumas três ou quato braça
com um cabão e uma coraça e um cataventão in riba

arredondado tinha uns quato zói de vrido
e os peis do dismidido paricia duas ripa

oiei pra trás e num vi mais o cumpade
só iscutei foi o alarde da catinga se qebrano 
o fi da peste correu e me dexô só
sem sabê o qi era mió cum aqele bicho me oiano

intão me deu  uma coráge repentina
passei mão na carabina e piqei fogo no tá

e acertei no cata-vento di trais
que era mais pequeno
mais o bicho cumeçô rodá
fez fumacêro rodava qui nem pião
se estribuxô no chão e aquetô os catavento

ai então foi qui aumentô meu susto
o bixão abriu o bucho e sartô dois ôme de dentro

e me oiaro cumas cara de inraivado
mesmo eu teno sarvado os cara daquela fera

os dois ingrato puxaro foi dois revóvi
eu num sô besta nem mole passei sêbo nas canela

atrupelei mandacaru, cansansão
curri quinem sardão inrabado pur minino

chegei in casa amalero de cansado
minha muié me viu lascado inda ficô foi surrino

minha muié, é muié iscraricida
já viu tudo nessa vida, foi inté in sarvadô

ai intão contei o causo pra ela
ela ficou assombrada deu risada qui ingasgô

ela me disseque já viu daqele bixo
que num é nem um feitiço
e é qinem um artomove

e me falou qui eu tava compricado
pois eu tinha acabado
de matá um aricopri



“Cordel do alicropi
Elber Mota
Valente-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário